Guia Infantil

sábado, 6 de março de 2010

' Andador '

Olá!!! Papai comprou um "brinquedinho" novo pra Luana!
Bom, são muitas as teorias sobre o andador, é um assunto que divide opiniões, os filhos das minhas amigas tds usaram andador sem nenhum problema, pelo contrário eles ficavam numa felicidade quando estavam no andador, eu nunca tive uma opinião formada sobre esse assunto, mas pesquisando na net encontrei vários artigos que me deixaram assustada! Me fazendo pensar... O Papai ficou todo preocupado quando falei sobre o que eu li... Faz Bem ou Mal o uso do Andador?? Olha só esse artigo que encontrei que assustador... que exagero!!!!!!!!!!

Do site da Revista Crescer:

A Sociedade Brasileira de Pediatria condena o uso do aparelho, que pode causar acidentes graves e, ainda, atrasar o desenvolvimento motor dos bebês.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) estima que o andador, apesar das recomendações dos médicos, ainda é usado por cerca de 60 a 90% dos bebês entre seis e 15 meses de idade. Os riscos são inúmeros: queimaduras (pela proximidade com tomadas e panelas), intoxicações, afogamentos e, principalmente, quedas. Para piorar, estudos mostram que 70% das crianças que sofreram traumatismos com andadores estavam sob a supervisão de um adulto. “O andador, de fato, dá mais independência aos bebês”, diz Luiza Batista, coordenadora de políticas públicas da ONG Criança Segura. “Mas eles ainda não têm maturidade física e emocional para tanta liberdade.” Outro fator que facilita os acidentes é o fato do peso da cabeça da criança ser desproporcional ao resto do corpo. “Ela pende para frente com facilidade, postura que é potencializada pelo andador”, diz Luiza.

Além disso, o uso do aparelho pode atrasar o desenvolvimento psicomotor da criança, fazendo com que ela leve mais tempo para ficar de pé e caminhar sem apoio. Isso sem falar que ele encurta uma etapa importante, o engatinhar. Outro prejuízo diz respeito a atividade física: embora ganhe mais mobilidade, a criança gasta menos energia para alcançar o que lhe interessa. “Todos os seres humanos aprendem a caminhar sem andador”, diz Nei Botter Montenegro, ortopedista e traumatologista do Hospital Albert Einstein, de São Paulo. “Por isso, além de ser perigoso, ele não traz nenhuma contribuição ao desenvolvimento da criança.”
Ainda assim, o produto é facilmente encontrado nas lojas. Em alguns países, como o Canadá, a comercialização do andador é proibida (incluindo os artigos usados). No Brasil, infelizmente, não há legislação que proteja a criança nesse caso. “A responsabilidade, portanto, depende somente dos pais”, diz Luiza, da ONG Criança Segura.


O fato é que a Luana ta feliz da vida... se sentindo "livre", e a Mamãe tem uns minutinhos para lavar uma louça e descansar um pouquinho! Estamos seguindo o que achamos correto pra ela, o que é melhor!!!
Ta se sentindo Livre até demais!!!!!! hahahahahaha

E vcs minha amigas Mamães, como foi ou ta sendo a experiência com o uso do andador???

Beijinhos:) e Um lindo Fim de Semana!

13 comentários:

  1. Olha amiga tb já ouvi muitas teorias, mais na pratica o meu filhote ama, fica td feliz, se sentindo todo livre...já uso a 2 meses (desde os 6 meses), graças a Deus nunca houve nada de negativo, pelo contrário só de positivo...o pedi dele falou q não recomenda mais que se usado com muiiita atenção não há grandes riscos, bom é isso ai amiga, agora é atenção redobrada sempre...bjos para vcs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabi, posso dar o meu pitaco mesmo não sendo mãe?
    Nossas avós/mães usaram e nós estamos aí, saudáveis e cheios de amor pra dar! Tudo feito com moderação não traz prejuízos. Meu irmão caçula usou e tb está aí saudável e respondão. A única resalva que eu tenho são as canelas roxas que ele deixava na gente quando vinha "correndo" ao nosso encontro rsrsrsrsr

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olha só, eu tbm tive receio quando comprei, mas como vejo tantos bebês usando e não sei de problema nenhum acabei comprando.
    Na net a gente acaba encontrando opiniões diferentes, é igual dar ou não Danoninho antes de 01 aninho, alguns dão outros não.
    Melynna ama ficar no andador, mas sempre coloco um paninho entre as pernas dela, pois machuca no forro que é durinho.
    Temos é que ter cuidado, pois o fato do bebê estar realmente livre é perigo.
    Tem que ficar sempre por perto de olho, pois mesmo com andador o bebê pode rolar escada abaixo, pode ficar perto de uma coisa pesada e puxar, puxar a toalha de uma mesa fazendo com que o que estiver em cima caia sobre ela, puxar uma tomada caso consiga alcançar, tem que ter cuidado mesmo.
    No mais eu não vejo problema algum.
    Bjos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fabi. Olha, eu ainda nao sou mae, portanto todas as minhas opinioes e convicçoes sao apenas teoricas, baseadas em coisas q eu li. Minha postura atual eh contra o andador, nao compraria para meu filho, justamente pelo q jah li. Mas eh claro q, na pratica, mta coisa pode mudar. Por isso, nao me sinto no poder de julgar ninguem por suas escolhas, estou apenas dando minha humilde opiniao q eh: eu nao usaria o andador.
    As fotos estao lindas! Parabens!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Ai minha linda! Como vc sabe, ainda nao estou nessa fase, mas nao sei se compro ou nao!
    Mas na boa, converse com o pedi dela que é melhor!
    Mas pelo que vi tb, muita gente usa com cautela e por pouco tempo e parece que nao faz mal, mas, vai saber!
    De qq forma, ela ta LINDAAAAA da tia aqui!!!
    Muitas bitocas pra Lulu!
    Bjinhus,
    Thalita

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga, primeiramente quero agradecer de coração seu carinho e suas orações por mim e minha família. Não nos conhecemos pessoalmente, mas é como se fosse viu, vocês são especiais para nós.
    Quanto ao andador, muitas coisas ouvimos falar né, a Letícia usou, e se eu tiver outro bebê, comprei denovo, pois é bom sim, Letícia amou, pena que não usou muito, pois andou muito rápido e o melhor nos facilita muito né rs rs rs

    Mas todo cuidado é pouco em se tratando deles que não param um só minuto. É só ficar alerta e o resto Deus cuida como sempre, Ele sempre cuida de nós e dos nossos também.

    Já me sinto bem melhor graças a Deus tanto da garganta quanto emocionalmente, obrigado.

    Bjs,

    ResponderExcluir
  7. Amiga... acho que isso depende muito.. e pra falar a verdade nunca vi bebe algum com algum atraso.. só li artigos falando mal, mas na verdade nunca vi fazer mal..

    Vai obervando como a Luana vai indo.. se a medica achar que esta tudo bem, qual o problema?? e ainda te dá um tempinho..

    Feliz dia da Mulher para vcs duas!!!

    ResponderExcluir
  8. amiga, o Davi amaaaa o andador, desde os 7 meses ele tem andador, sempre deixei pouco tempo, mas agora ele só quer o andador, mas mesmo assim controlo o tempo, mas isso que atrasa a criança aqui em casa nao é assim, davi ja se apoia em tudo, engatinha feito um gatinho e as vezes da ate passinhos..rsrs

    bjuss

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga!!! Então... O Pietro ganhou um, mas eu só uso na casa da minha mãe aos finais de semana quando vou lá... Fiquei dividida como vc sabe... Mas confesso que até agora ele não sofreu nenhum acidente com o "acessório" e como vc mesma disse, eles adoram....

    ResponderExcluir
  10. Oi Fab's
    Primeira vez q venho no seu blog, estou adorando. Como sua princesinha é linda. Parabéns !! Essa vida de mãe é cansativa mas tem tantos prazeres né? N tem preço essa felicidade q vivemos todos os dias.

    Sobre o andador eu nuca usei, meu filho vai fazer 1 ano e começou a andar ontem. Passou por todas as etapas, incluindo engatinhar. Mas acho q só n se deve exagerar com o andador, deixar a criança o dia todo nele faz com q ela só se movimente presa a ele. Mas acho q mal n faz, pq se fosse assim a maioria das crianças estariam com algum problema por conta deles, já q quase todos q eu conheço usam ou ja usaram.

    Bjssss na sua filhota e em vc.
    Ah ! To te seguindo.
    Fica a vontade p/ seguir eu e meu pinpolho viu !! Bjssssssss

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga,

    Olha eu usei o andador na Ju desde os 7 meses com cautela...um pouco por dia, não vi problema não.

    Agora com quase 1 ano...ela não quer mais saber dele, quer tentar andar sozinha...rs.

    Bjao

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga,

    Mto lindo o andador da Luana.
    Olha amiga, meu filho usou andador a partir do 7º mês,e confesso q percebi q ele ajuda a criança ganhar velocidade...meu filho vivia correndo. mais por outro lado, me discançava mtooo,além do mais ele adorava ficar nele.
    Mais tb só deixava uns 30 min por dia no máximo.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  13. OI!
    Desculpa vir aqui sem ser chamada! rs
    Eu falo como fisioterapeuta que o uso do andardor faz com que o músculo da crinaças (os que fazem a plantiflexão) ou seja, deixam eles na ponta dos pés para poder caminhar com o andador, pode interferir na cadeia muscular e ao crescer, pode desenvolver um problema como a marcha equina ( vc já viu crianças que andam na ponta dos pés?) e isso traz consequências futuras tb para a coluna. Mas como nada nessa vida é receita de bolo, cabe a vc pensar direitinho no que é melhor para sua filha, se vc acha q ela já está capacitada a manter-se em equilíbrio sem o andador, perfeito, mas se ela encontra muita dificuldade e cai demais, é bom repensar o uso do andador.

    ResponderExcluir